NOTÍCIAS

SOLENIDADE DOS FUNDADORES DA ORDEM CISTERCIENSE

 

A FUNDAÇÃO DO MOSTEIRO DE CISTER

 

No ano de 1098, o Abade Roberto e vinte e um de seus companheiros deixaram o mosteiro de Molesme e se retiraram a um lugar chamado Cistercium, a vinte quilômetros de Dijon. Ali estabeleceram um novo mosteiro que durante vinte anos levou simplesmente o nome de “Novo Mosteiro”.

Na opinião de muitos, ainda em nossos dias, essa fundação teve lugar como uma resposta ao fato de que a disciplina religiosa dos Beneditinos, inclusive os de Molesme, se havia relaxado e necessitava de uma certa reforma. Portanto, segundo essa teoria, a Ordem Cisterciense apareceu como “uma versão reformada” do monaquismo beneditino. Sem dúvida, como nenhum acontecimento histórico é tão simples como parece pela forma concisa de sua redação literária, este artigo tem o objetivo de aclarar a questão de descobrir o que aconteceu em Cister no ano de 1098 e, depois, de dar o seu significado à fundação.

Se a palavra “Ordem” (no sentido canônico de Ordem Religiosa) for tomada em seu significado atua, deve-se deixar claro antes de tudo que há 900 anos ninguém pensava em “fundar a Ordem Cisterciense”, pela simples razão de que no século XI não existia ainda “Ordens religiosas” como tal, inclusive “Ordem beneditina”. De fato, em sentido estrito, o que nós chamamos hoje de “Ordem beneditina” é só uma confederação de Congregações monásticas (criada sob o Papa Leão XIII, em 12 de julho de 1893), que, ela mesma declarou no momento de sua fundação, não tinha a intenção de construir uma “Ordem” em sentido canônico. Os religiosos homens e mulheres, que depois de seu nome escrevem as letras O.S.B (da Ordem de São Bento), com isso indicam somente que pertencem a uma congregação religiosa que vive segundo a Regra de São Bento. No século XI, a palavra “Ordem” em estreito ligame com uma organização religiosa significava só uma “maneira de viver” ou “observância”.

(PARA CONECER MELHOR A ORDEM CISTERCIENSE – CÚRIA GERAL DA ORDEM CISTERCIENSE, ROMA 2001, PÁG. 13-14)

 

 
VOLTAR
Copyright © 2016 Mosteiro Cisterciense Nossa Senhora Aparecida.