NOTÍCIAS

21 DE MARÇO TRANSITO DE NOSSO PAI SÃO BENTO

 

Enquanto no calendário romano tradicional celebra-se hoje a Festa de São Bento, Abade, III Classe, e no calendário romano moderno tem-se um dia comum da Quaresma, a Ordem de São Bento - OSB (os beneditinos), a Ordem Cisterciense – OCist (os cistercienses) e a Ordem Cisterciense da Estrita Observância – OCSO (os trapistas) comemoram o Trânsito de São Bento.

De fato, 21 de março é o dia da morte do santo, o seu trânsito ao céu. É por isso que o calendário romano desde muito cedo celebrou a festa de São Bento nesse dia. Todavia, havia o costume em alguns mosteiros e regiões, e costume ainda mais antigo do que a comemoração do dia 21 de março, de se celebrar a festa em 11 de julho. Alguns dizem que esse costume do 11 de julho veio do século VIII, sendo que a data da morte, 21 de março, só se introduziu no calendário romano mais tarde. Fato é que o Missal Romano até 1962 conservava a data posterior, mas que representava a real data da morte (21 de março), e a reforma de Paulo VI em 1969 resgatou a data anterior, 11 de julho, que não é a data real da sua morte, mas que, por outro lado, é a celebração mais antiga. Pelo critério da realidade, vence o rito antigo, e pelo critério da antiguidade vence o novo.

image

Seja o que for, os beneditinos, cistercienses e trapistas, ainda que adotando o calendário romano reformado, em que São Bento, Abade, é celebrado em 11 de julho, mantiveram a festividade de 21 de março também. São duas datas para o santo. Uma propriamente celebrando o santo, e outra a sua morte. 11 de julho, memória de São Bento, Abade, no calendário romano universal da forma ordinária (solenidade para a OSB, exceto na Congregação Americano-Cassinense, que a tem como festa; e solenidade também na OCist e na OCSO). 21 de março, festa de São Bento, Abade, na OSB (exceto na Congregação Americano-Cassinense, que a tem como solenidade), na OCist e na OCSO (e dia ferial no calendário romano universal da forma ordinária).

É, meus caros leitores: os calendários das Ordens e congregações podem muito bem ser mantidos, mas vejam que confusão existe com duas formas (dois calendários, dois Ordinários, dois Próprios etc) no mesmo rito romano… Urge repensar isso para uma eficaz reforma da reforma.

De qualquer modo, hoje, Trânsito de São Bento nas famílias religiosas beneditinas, e São Bento onde se usa o rito tridentino, é uma data muito especial. Para mim, especialmente, que tenho um filho chamado Bento, em honra do Papa e do santo patriarca do monaquismo ocidental.

Eis o Próprio para a Festa/Solenidade de hoje, em uso entre os seguidores de São Bento:

21 de março

TRÂNSITO DE SÃO BENTO

Festa na Ordem de São Bento (Solenidade na Congregação Cassinense Americana), festa na Ordem Cisterciense e festa na Ordem Cisterciense da Estrita Observância

image

 

FONTE: http://www.salvemaliturgia.com/2012/03/21-de-marco-transito-de-sao-bento.html

 
VOLTAR
Copyright © 2016 Mosteiro Cisterciense Nossa Senhora Aparecida.